Apresentação

L ançada em dezembro de 2000, a Revista Política Democrática tem por objetivo contribuir para a renovação da cultura política de esquerda, estimulando alternativas e alimentando o pluralismo. Quer ser, ainda, uma ponte entre diferentes tradições teóricas e políticas – socialistas, democráticas e progressistas de um modo geral – que se abram para uma perspectiva de hibridização, convivência e mútuo enriquecimento.

Em cada edição, reúne diferentes vozes, jovens e consagradas, a partir de um tema principal. Tem atrás de si uma série de publicações que marcaram época na esquerda, como Novos Rumos, Estudos sociais, Revista Civilização Brasileira, Revista Paz e Terra, Temas de Ciências Humanas, Encontros com a Civilização, Voz da Unidade e Presença. Em contextos muito variados, tais publicações definiram um perfil de diálogo aberto e intenso, com vocação para ir além do campo da esquerda estreitamente definido. Representam, todas elas, um legado e um desafio a serem continuados nas novíssimas condições de nosso tempo, que requer tolerância, rigor e inovação.

A Revista Política Democrática insere-se, assim, no debate público, afirmando-se como um lugar disponível para todos aqueles que acreditam na democratização social e na democracia política, bem como nas possibilidades de uma fraterna comunidade baseada na liberdade de todos os indivíduos. Nada melhor do que o terreno da cultura e do conhecimento – em conexão não instrumental com a política – para testar permanentemente os caminhos deste ambicioso – e necessário – programa.